Instituto Pensar - Paulo Câmara destaca apoio do PSB à candidatura de Baleia Rossi

Paulo Câmara destaca apoio do PSB à candidatura de Baleia Rossi

por: Nathalia Bignon 


Evento com Baleia Rossi (MDB-SP) Recife reuniu diversas lideranças locais e nacionais ? (Foto: Divulgação)

Na tarde desta terça-feira (26), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), reiterou a posição do Diretório Nacional do partido de apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados. O encontro pôs fim à dissidência estadual, que resultou no apoio de parte de seu quadro a Arthur Lira (PP-AL), o candidato do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

"Recebemos hoje o candidato à presidência da Câmara, deputado Baleia Rossi, e vários deputados de Pernambuco e de outros estados brasileiros. Ficamos satisfeitos com o que o Baleia disse aqui. O compromisso dele com a democracia, com as instituições, com estados, com municípios e com o federalismo. O nosso partido, PSB, vai apoiar a candidatura do Baleia Rossi e esperamos que tenha sucesso agora nessa eleição na Câmara dos Deputados?, declarou o governador em vídeo gravado após a agenda, no Palácio do Governo Estadual de Recife (PE).

Leia também: Bolsonaro vai distribuir 500 cargos para atrair apoio a Arthur Lira

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, aplaudiu a posição do governador, coerente com a decisão do Diretório Nacional.

"O PSB vai fazer respeitar a decisão unânime do partido, que por 80 votos a 0, decidiu que não devemos sequer apreciar a postulação do deputado Arthur Lira, e não é nada pessoal. É por exatamente ele representar uma candidatura do Palácio do Planalto. Não há hipótese nenhuma de estarmos com ele?, afirmou Siqueira, antes de destacar que Paulo Câmara sempre se manteve ao lado do partido.

Líder do PSB na Câmara, o deputado Alessandro Molon (RJ) usou as redes sociais para salientar que o voto da legenda se dá para que a Câmara seja "livre e independente, como deve ser?.

"As diferenças partidárias são menores do que o nosso senso de responsabilidade de derrotar Bolsonaro! Estamos unidos com o deputado federal Baleia Rossi para impedir que o governo ganhe o controle do Legislativo. Por uma Câmara livre e independente, como deve ser!?, escreveu Molon.

As diferenças partidárias são menores do que o nosso senso de responsabilidade de derrotar Bolsonaro! Estamos unidos com o deputado federal

para impedir que o governo ganhe o controle do Legislativo. Por uma Câmara livre e independente, como deve ser!


A decisão do PSB Nacional

Por unanimidade, o PSB Nacional decidiu vetar apoio ao candidato do governo Bolsonaro na disputa à presidência da Câmara ainda no fim de 2020. Na mesma reunião, dirigentes da legenda definiram que a sigla terá candidatura própria à Presidência da República em 2022.

As resoluções, segundo o presidente da legenda, Carlos Siqueira, refletem as "diretrizes do partido e deverão nortear a bancada e militância a partir de uma uniformidade das decisões, a fim de que não reste dúvidas sobre o que for decidido e qual caminho deverá ser trilhado na busca da unidade da sigla?.

Leia tambémSocialistas gaúchos exigem punição à deputada que declarou apoio a Arthur Lira

Em conjunto com PT, PDT, PCdoB e Rede, o PSB definiu apoio à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), decisão que foi fundamentada em uma carta assinada pelos partidos. A votação está marcada para o próximo dia 1º de fevereiro.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: